A Grã-Mestre atual da Real Ordem de Santa Isabel é S.A.R., a Senhora Dona Isabel, Duquesa de Bragança.
S.A.R., a Senhora Dona Isabel,
Duquesa de Bragança
Anteriores grã-mestres
Segundo os Estatutos, a Grã-Mestre da Real Ordem de Santa Isabel é a Duquesa de Bragança.
S.A.R. a Senhora D. Carlota Joaquina
S.A.R. a Senhora D. Maria Leopoldina
S.A.R. a Senhora D. Amélia
S.A.R. a Senhora D. Adelaide
S.A.R. a Senhora D. Maria II
S.A.R. a Senhora D. Estefânia
S.A.R. a Senhora D. Maria Pia de Sabóia
S.A.R. a Senhora D. Amélia
S.A.R. a Senhora D. Augusta Vitória
Imagem: Festa da Rainha Santa, Coimbra, 04 de Julho de 2012
© 2012 Real Ordem Santa Isabel
DAMAS
As Damas da Real Ordem de Santa Isabel são pessoas
singulares que se distinguiram por serviços prestados a Portugal, à Casa Real Portuguesa, a fins de caridade e assistência propostos pela Ordem ou que, por outros méritos, se tornaram dignas de receber essa distinção. Os graus das Damas são os de Grande-Colar, Grã-Cruz, Comenda e Honor.
As Damas têm o dever de apoiar e de colaborar nos compromissos e obras promovidas por S.A.R., a Duquesa de Bragança; de assistir anualmente às Cerimónias do dia da Rainha Santa Isabel e a todas as cerimónias de investidura de novas Damas; de estar presentes na Reunião Magna e de defender os valores da vida, da pessoa e da família; bem como dar apoio à maternidade, à infância em risco e à terceira idade.
CONSELHO
O Conselho Geral é composto por quatro a seis Damas, sendo uma Chanceler, uma Tesoureira, uma Secretária e, as restantes, vogais, nomeadas de entre as Damas da Ordem.
O Conselho Fiscal é composto por três Damas titulares, sendo uma Presidente e duas vogais, nomeadas de entre as Damas da Ordem.
© 2022 Eddy Moens / Shutterstock.com
INSTITUIÇÕES DE HONRA E DEVOÇÃO
As Instituições de Honra e Devoção da Real Ordem de Santa Isabel são organizações que se distinguiram por serviços prestados a Portugal, à Casa Real Portuguesa ou aos fins de caridade e assistência propostos pela Ordem, sendo estas instituições representadas, para todos os efeitos, pela pessoa em funções que preside à instituição.
Imagem: Paço Ducal de Vila Viçosa
© 2022 Real Ordem Santa Isabel
Imagem: Insígnia da Real Ordem de Santa Isabel
© 2022 Real Ordem Santa Isabel
ADVERTÊNCIA PARA FALSAS ORDENS
A Real Ordem de Santa Isabel, tal como, infelizmente, outras Ordens Dinásticas da Casa Real Portuguesa, tem sido, por vezes, usada de forma fraudulenta por terceiros, que se tentam passar por representantes da Real Ordem, para conferir ou vender graus e insígnias.
Gostaríamos de realçar que a única pessoa que tem poderes para conferir graus e insígnias na Real Ordem é a Grã Mestre em funções, apoiada pelo Conselho da Ordem.
Rogamos a quem seja abordado por qualquer outra pessoa com esta finalidade ou tenha conhecimento de qualquer conduta fraudulenta neste sentido, que informe a Real Ordem, para o email indicado neste website.